Produto fermentado produzido a partir de uma mistura de soja, arroz e sal marinho. Primeiro é preparado o koji, uma espécie de pasta de arroz cozido, sobre a qual é inoculado um fungo, o Aspergillus oryzae, para que ocorra a fermentação. Depois, a soja (cozida), o sal marinho e a água são acrescentados ao koji. A mistura passa então por uma Segunda fermentação – que “quebra” os carboidratos e proteínas – até adquirir a consistência desejada, o que pode levar até seis meses. O resultado é uma pasta levemente salgada para ser usada em sopas, patês, como tempero de saladas e refogados e até como molho para macarronadas. A combinação da soja com o arroz garante a ingestão de todos os aminoácidos essenciais, os blocos construtores das proteínas que o organismo não consegue produzir. Na medicina natural, o missô é tido como excelente desintoxicante do organismo, pois reconstitui a flora intestinal, além de manter a pele bonita. Um aviso: os médicos naturalistas recomendam que o missô seja acrescido ao prato no término de seu preparo, pois a fervura pode reduzir seu poder nutritivo e o medicinal.
Rica em proteínas. Quando consumido regularmente, ajuda a circulação e a digestão.
É desintoxicante, além de ser fonte de enzimas, vitamina B12 e proteínas, além de todos os nutrientes inerentes à soja, como as isoflavonas e a lecitina, aminoácidos essenciais e minerais como cálcio e ferro. Tem baixo teor de gorduras e de calorias. É usado para temperar sopas, cereais, leguminosas, vegetais, peixes e frutos do mar.
Não deve ser fervido porque perde-se as enzimas. Usá-lo após o cozimento dos alimentos. É de excelente efeito sobre feridas, cortes e queimaduras, e també, para picadas de formigas.
Existe um ditado sobre o missô que diz: “isha ni okane o harau yorimo, missoya ni harae” (do que pagar dinheiro a um médico, pague ao fabricante/vendedor de missô). Isso demonstra o grande valor nutritivo desse alimento. Uma colher de sopa de missô (19 g), contém cerca de 30 kcal, 2 g de carboidratos e proteínas e cerca de 15 mg de cálcio. Estão presentes também as vitaminas B2, B12 e E e enzimas que auxiliam na digestão, além de todos os nutrientes inerentes à soja, como as isoflavonas e a lecitina, por exemplo.
Atualmente, pesquisas científicas comprovam os efeitos positivos encontrados nas pessoas que consomem diariamente uma porção de missô (como missoshiru, por exemplo). Esses efeitos são: prevenção do câncer do estômago e de doenças gástricas, prevenção do envelhecimento, aceleração do metabolismo, eliminação das toxinas encontradas no corpo e proteção contra os males do cigarro.
O Misso e o molho shoyu temperam e conservam os alimentos, e têm grandes quantidades de sódio, o que é contra indicado para hipertensos.
Feijões, ervilha seca e banana passa: boas fontes de potássio, ajudam a regular a quantidade de água dentro das células.
Oleaginosas (castanha de caju, sementes de abóbora triturada, castanha do pará, nozes, avelã, pistache – sem sal): fontes de vitamina E combatem os radicais livres e gorduras insaturadas e magnésio, nutrientes que auxiliam no combate à hipertensão.
Linhaça: rica em ômega 3: tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.
Gérmen de trigo / Óleo de gérmen de trigo: fonte de vitamina E que possui efeito anticoagulante, melhorando a circulação sangüínea.
Cápsulas de óleo de peixe: fonte de ômega 3. Auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.
Cápsulas de óleo de alho: aumentam a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão.
Lecitina de soja: previne danos nas artérias.
Sal light: reduzido em sódio, diminui a retenção de líquidos que causaria a pressão alta.
Outros alimentos como Aloe Vera, Clorofila, Geléia Real e Mel também desempenham papel importante no controle da pressão arterial.
SOPA DE MISSÔ: NUTRITIVA E CONTRA STRESSE
Modo de Preparo
Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, por cerca de 10 minutos.
Sirva quente ou morna.
Ingredientes
1 ½ xícaras (chá) de caldo de galinha (pode ser de envelope)
1 colher (chá) de gengibre fresco picado
1 colher (chá) de óleo de gergelim
1 cenoura pequena ralada grossa
1/4 xícara (chá) de macarrão de arroz picado
1 colher (sopa) de Missô
cebolinha verde a gosto
MISSOSHIRO
Ingredientes
:: Missô (“Pasta de Soja”) – 1 colher (sopa)
Outros itens
:: 1 cebola picada
:: 1 cenoura ralada
:: 1 inhame ralado (ralo grosso)
:: 1 litro de água
:: 1 xícara (chá) de água
:: 1 xícara (chá) de broto de feijão
:: 1/2 xícara (chá) de cheiro verde
:: 2 colheres (sopa) de óleo
Modo de preparo:
Refogue no óleo o broto de feijão, a cebola, a cenoura, o cheiro verde, o inhame, acrescente o litro de água e deixe ferver por 5 minutos. Reserve.
Dissolva o missô na xícara de água, acrescente no caldo reservado e sirva frio ou quente.
Rendimento: 10-13 porções
Informações nutricionais (por porção):
Valor calórico: 27,51 kcal
Fibras totais: 0,5 g
Gorduras totais: 1 g
Gorduras monoinsaturadas: 0,53 g
Gorduras polinsaturadas: 0,08 g
Contribuição: