GARAM MASALA
De acordo com os princípios da dieta ayurvédica, esse tempero possui propriedades termogênicas, isso é, quando consumido aquece o corpo e acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e perca mais calorias. Acredita-se também que seu consumo cria sensação de bem-estar e felicidade e através do seu sabor exótico, essencialmente atua no equilíbrio entre os elementos da alimentação.
Atua na digestão ativando enzimas digestivas do estomago, e ajuda o fígado a digerir gorduras, pois induz a uma maior secreção de ácidos biliares. Estimula enzimas pancreáticas, aumentado a lípase pancreática e amilase,melhorando a digestão dos carboidratos, melhora o paladar, Retarda envelhecimento – ajuda na perda de peso – ajuda melhorar a digestão – é hepatoprotor, antiinflamatório e antioxidante.
A composição do garam masala varia de região para região, havendo uma grande variedade por toda a Índia.
Modo de fazer
1 colher de sopa do pó de: canela, cravo, cominho, coentro, cardamomo- noz moscada .aniz estrelado – erva-doce – gengibre pó- louro –
1 colher de sobremesa de: pimenta branca e do reino
Pode optar por adquirir em sementes e tostar todas triturando-as em seguida até ficar na consistência de pó. Guarde em recipiente tampado, em lugar seco e sem luz. Utilizar em sopas, sanduiches, qualquer prato, após pronto (polvilhar no prato)