O biotipo de cada indivíduo é genético. Por isto a pessoa pode não conseguir chegar num nível esperado, mas pode conseguir aumentar bem o volume corporal.
O segredo é não tentar engordar com doces (açúcar) e gorduras, e sim investir numa dieta equilibrada e fazer exercícios físicos. Uma dieta adequada para engordar precisa ter os alimentos que a equilibram: proteínas, carboidratos, gorduras, e quantidade suficiente de sais minerais e vitaminas.
Além de uma alimentação equilibrada e saudável pode-se optar por atividades que aumentam a massa muscular, como musculação por exemplo, que ajudará a engordar proporcionalmente.
DICAS SAUDÁVEIS QUE AJUDAM A GANHAR PESO.
- Manter a freqüência de refeições como (café da manhã, almoço e jantar) ao dia, mantendo sempre os mesmos horários.
- Comer devagar, num local tranqüilo, sem barulho. Se não for possível, enquanto comer tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar. Olhe para as cores dos alimentos (é necessário consumir no mínimo três cores diárias verde, amarelo e vermelho)
- Enriquecer todas as refeições habituais, em termos de valor calórico. Se, por exemplo, você toma leite de manhã, enriqueça-o com mel, frutas, e/ou cereais, granola, passas, etc.
- Evite comer fora do horário. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almoço. Prefira fazer poucas refeições, mas bem feitas.
- Tomar água em pequenas quantidades durante todo o dia. Num total de, pelo menos, 2 litros. Mas prefira água aos refrigerantes, que não são bons para o organismo.
- Durante a refeição não beba líquido. Ele atrapalha a mastigação, que prepara o alimento e o aparelho digestivo para a digestão.
- Manter o consumo de frutas e verduras que vão normalizar o organismo para que ele absorva melhor os alimentos.
- Tomar, até meia hora antes da refeição, um copo de suco de limão ou laranja, ou comer um pedaço de maçã. Abre o apetite e retém mais os sais minerais.
- Enriqueça seus alimentos com nozes, castanhas, amendoim, (no iogurte, nas saladas de frutas. Utilize em muitas preparações a aveia em flocos.
- Leite e derivados: prefira o leite integral na forma de mingau ou com cereal matinal, iogurte sempre acompanhado de frutas e cereal. Evite beber durante as refeições além de impedir seu estomago de produzir enzimas digestivas(provocando azia futura). Os líquidos ocupam espaço valioso que é importante manter livre para a nutrição necessária
- Pão e cereais densos: arroz integral, polenta, curau doce ou salgado, pamonha, pão integral com creme de amendoim ou de gergelim, geleia ou mel
- Massas integrais: 5 a 9 porções por dia
- Vegetais: além de saladas cruas privilegie os vegetais com amido como batatas, mandioca, mandioquinha, cará, inhame, ervilha, cenoura, beterraba e abóbora.
- Frutas: opte por frutas densas, banana, pera, manga, pinha, maçã, uva, abacate, e frutas secas. Tome sucos naturais, mesclando frutas e legumes, por exemplo: couve com laranja, beterraba com maça. Sorvetes caseiros com frutas maduras. Vitaminas enriquecidas com leite. Recomenda-se, cinco porções de frutas ao dia.
- Sopas: prefira aquelas com são cremosas como por exemplo, sopa de feijão, lentilha, ervilha com massas e legumes.
- Óleos e gorduras: ao cozinhar, use óleo não refinado como azeite e milho. Evite gorduras transgênicas (margarina, carnes processadas, biscoitos recheados, salgadinhos, chips e frituras.
Importante: não tente ganhar peso rápido, isto pode trazer problemas de saúde para você.
DICA: Um tratamento natural através da homeopatia, fitoterapia e florais pode ajudar sem trazer efeitos colaterais neste caso. Com a orientação de um bom profissional desta área, pode-se ter bons resultados.
Não é aconselhável suplementação para ganhar peso, pois pode acontecer de engordar mais do que o necessário.
Algumas pesquisas apontam que após os 40 anos e idade, a tendência do ser humano é adquirir em média um quilo por ano.
Sugestões para aumentar a oferta calórica e protéica
Tipo de Alimento |
Adicionar para enriquecer |
Leite | Leite em pó, mel , creme de leite, sorvete amendoim, abacate |
Sopas | Azeite ou óleo vegetal, manteiga, carne ou ovo. |
Carne | Ovos |
Frutas | Farinhas, leite condensado, mel, sorvete, leite em pó, chocolate |
Pães\cereais | Geléia, mel, , manteiga derretida, queijo. |
Suplementos | Incluir nos intervalos entre as refeições (Nutren, sustagem, ovomaltine, etc. |
Contribuição: Revista Vida e Saúde – abril,2014