Curcuma longa L.
Da família das Zingiberaceae, (gengibre) o Açafrão tem origem na Índia e sua parte
utilizada na Fitoterapia são as raízes.
O Açafrão tem uma grande propriedade antiinflamatória, anti-oxidante, aumenta a
resistência das células, proteção do sistema cardiovascular, proteção do fígado e vermífugo.
Nome popular Açafrão
Sânscrito Haridra, Gauri
Inglês Turmeric
Família Zingiberaceae
Parte usada Rizomas(raízes)
Propriedades
Rasa Amargo, Adstringente, Picante // Virya Quente // Vipak Picante
Circulação deficiente, tosse, digestivo, tônico, doenças de pele, artrites, anemia
Princípios ativos e propriedades
O açafrão é rico em carotenóides – incluindo os alfa e beta carotenos – e é devido a presença destes pigmentos que é utilizado como corante de cor amarelo dourado. Possui também agliconas, picrosídios, óleos essenciais, entre outros. Seus princípios amargos são a crocina e picrocina. É a única especiaria cujos componentes aromáticos e corantes são solúveis emágua. É digestivo, aperitivo, carminativo, anti- espasmódico e emenagogo eupéptica,estimulante nervoso, emenagogo e externamente pode ser usado para diminuir as dores gengivais. Combate a tosse Possui boa ação anti- ferimentos em geral devido à sua ação séptica. É empregado no tratamento de feridas, úlceras de decúbito, machucados eantiinflamatória e cicatrizante.
É usado como antimicótico, em inflamações de articulações, no controle do colesterol,estimulando a produção e eliminação da bile. Está sendo muito usado para o tratamento dealguns tipos de câncer; possui ação antiviral, sendo empregado como coadjuvante no tratamento da AIDS. Possui ação antioxidante, auxiliando no combate a radicais livres. Nouso externo consegue apresentar uma ação parecida com os cor ticóides, sendo empregado no tratamento da psoríase, e demais doenças na pele, retirando, inclusive, a sensação decoceira. Previne aterosclerose e trombose e combate problemas gastrointestinais e hepáticos. Ainda é indicado como digestivo, ativador das funções hepáticas e da secreção biliar e flatulência.
É utilizado também como normalizador do colesterol e mau hálito. Possui boa ação antiséptica. É empregado no tratamento de ferimentos em geral devido à sua ação antiinflamatória e cicatrizante.
A especiaria
Sabe-se que o açafrão é pelo menos tão antigo como a escrita, conforme consta de registros muito anteriores à nossa era. Da China ao Egipto, da Grécia a Roma, o açafrão sempre foi apreciado pelo seu aroma requintado, propriedades medicinais e pigmento de rara beleza. Deve o seu nome à palavra árabe “AZ-ZA’AFRAN” e foi precisamente pela via árabe quefoi inserido na península ibérica.
Uma das referências históricas provem de um texto egípcio, escrito cerca de 1500 a.c., que refere o cultivo do açafrão em Luxor. Deve pois andar perto da verdade a história segundoa qual Cleópatra utilizava essência de açafrão para seduzir. Sabe-se por exemplo, que osFenícios tinham a tradição de passar a noite de núpcias em lençóis coloridos com açafrão eque os Gregos, além de o utilizarem no tratamento de insónias e cura de má disposição, oconsideravam um afrodisíaco poderoso, quando misturado no banho.
O verdadeiro açafrão é uma especiaria caríssima porque para se obter 1 kg são necessárias100 mil flores. Este produto da flôr de crocus, de cor lilás e estigmas escarlate que podem ser colhidos e secos para formar a tão valorizada especiaria, adiciona um sabor pungente e bastante aromático aos alimentos bem como uma fantástica cor dourada.
As suas propriedades colorantes são tão especiais como o seu aroma e sabor únicos. Na índia a sua cor é considerada como epítome da beleza e a cor oficial dos monges budistas.
Colaboração de:
http://www.acafrao.com/especiaria.html
http://www.triguna.com/portal/plantas/acafrao/
http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/artigos/acafrao_n%2050.pdf